21/01/2017

O mundo antigo passou (2 Coríntios 5,17)

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Reflexão para o quarto dia


Génesis 19,15-26: Não olhes para trás
Salmo 77,5-15: Deus é sempre fiel
Filipenses 3,7-14: Esquecendo o que ficou para trás
Lucas 9,57-62: Conserva a tua mão no arado

Comentário

Frequentemente vivemos do passado. Olhar para trás pode ser útil, e às vezes é necessário para a cura de nossas memórias. Mas também nos pode paralisar e impedir de viver o presente. A mensagem de Paulo aqui é libertadora: tudo o que é passado ficou para trás.
A Bíblia estimula-nos a conservar na mente o passado, a buscar fortalecimento a partir das nossas memórias, e a lembrar o bem que Deus tem feito. No entanto, também nos pede para abandonarmos o que está ultrapassado, mesmo o que foi bom, para que possamos seguir Cristo e viver nele uma nova vida.
Durante este ano, o trabalho de Martinho Lutero e de outros reformadores está a ser comemorado por muitos cristãos. A Reforma mudou muita coisa na vida da Igreja ocidental. Muitos cristãos deram heroico testemunho e muitos foram renovados na sua vida cristã. Ao mesmo tempo, como mostra a Escritura, é importante não ficarmos limitados ao que aconteceu no passado, mas deixarmos que o Espírito Santo abra para nós um novo futuro no qual a divisão está superada e o povo de Deus se completa na unidade.

Questões

- O que é que podemos aprender lendo juntos a história das nossas divisões e da nossa mútua desconfiança?
- O que é que precisa de mudar na minha Igreja para que as divisões possam ser superadas e o que nos une possa ser fortificado?

Oração

Senhor Jesus Cristo,
o mesmo, ontem, hoje e para sempre,
cura as feridas do nosso passado,
abençoa a nossa peregrinação na direção da unidade hoje
e guia-nos para o futuro,
quando serás tudo em todos,
com o Pai e o Espírito Santo,
para todo o sempre. Amém.

Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017