25/01/2017

Reconciliados com Deus (2 Coríntios 5,20)

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Reflexão para o oitavo dia



Miqueias 4,1-5: Nos últimos dias a justiça reinará
Salmo 87: Contam-se coisas gloriosas sobre Deus
Apocalipse 21,1-5a: Deus fará um novo céu e uma nova terra
João 20,11-18: O encontro com Cristo ressuscitado leva a uma missão pessoal

Comentário
E se as profecias na Bíblia de facto se tornarem realidade? E se as guerras entre os povos pararem e se dos armamentos de guerra foram feitas coisas capazes de darem vida? E se a justiça e a paz reinarem, uma paz que seja mais do que simplesmente a ausência de guerra? E se toda a humanidade se unir para uma celebração na qual nem mesmo uma única pessoa seja marginalizada? E se de facto não houver mais luto, nem lágrimas, nem morte? Seria a o culminar da reconciliação trazida por Deus em Jesus Cristo. Seria o céu!
Salmos, cânticos e hinos fazem-nos cantar acerca do dia em que a criação na sua perfeição atingirá finalmente o seu objetivo, o dia em que Deus vai ser “tudo em todos”. Eles falam-nos sobre a esperança cristã do cumprimento do Reino de Deus, quando o sofrimento for transformado em alegria. Nesse dia, a Igreja revelar-se-á na sua beleza e graça como corpo único de Cristo. Sempre que nos unimos no Espírito para cantarmos juntos acerca do cumprimento das promessas de Deus, os céus abrem-se e começamos aqui e agora a dançar a melodia da eternidade.
Como já podemos experimentar essa presença celestial, celebremos juntos. Podemos ficar inspirados a partilhar imagens, poemas e canções das nossas tradições particulares. Esses materiais podem abrir para nós espaços para vivermos a experiência da nossa fé comum na esperança do Reino de Deus.

Questões

- Como é que visualiza o céu?
- Que canções, histórias, poemas e figuras da sua tradição o fazem sentir que está a participar da realidade da eternidade de Deus?

Oração

Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo,
nós te agradecemos por esta Semana de Oração,
por estarmos juntos como cristãos
e pelas diferentes maneiras
como experimentamos a tua presença,
Queremos sempre saber louvar juntos o teu nome santo
para continuarmos a crescer
em unidade e reconciliação. Amém.