18/01/2017

Um morreu por todos (2 Coríntios 5,14)

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Reflexão para o primeiro dia

Isaías 53,4-12: Ele deu a sua vida como um sacrifício de reparação
Salmo 118,1.14-29: Deus não me entregou à morte
1 João 2,1-2: Cristo morreu por todos
João 15,13-17: Dando sua vida por aqueles a quem ama
  
Comentário

Quando Paulo se converteu a Cristo, chegou a uma nova radical compreensão: uma pessoa tinha morrido por todos. Jesus não morreu simplesmente pelo seu próprio povo, não apenas por aqueles que simpatizavam com seus ensinamentos. Ele morreu por todas as pessoas, do passado, do presente e do futuro. Fiéis ao Evangelho, muitos cristãos ao longo dos séculos entregaram as suas vidas pelos seus amigos. Uma dessas pessoas foi o franciscano Maximiliano Kolbe, que esteve preso no campo de concentração de Auschwitz e que em 1941 deu sua vida voluntariamente para que um companheiro de prisão pudesse viver.
Porque Jesus morreu por todos, todos morreram com ele (2 Coríntios 5,14). Morrendo com Cristo, o nosso velho modo de viver torna-se uma coisa do passado e entramos numa nova forma de existência: vida abundante – uma vida na qual podemos experimentar consolo, confiança e perdão, ainda hoje – uma vida que continua a ter sentido depois da morte. Essa nova vida é vida em Deus.
Tendo chegado a essa conclusão, Paulo sentiu-se compelido pelo amor de Cristo a pregar a Boa Nova da reconciliação com Deus. As Igrejas cristãs partilham essa mesma missão de proclamar a mensagem do Evangelho. Precisamos nos perguntar como podemos proclamar esse evangelho da reconciliação perante as nossas divisões.

Questões

- O que significa dizer que Jesus morreu por todos? 
- O pastor alemão Dietrich Bonhoeffer escreveu: “Sou um irmão para outra pessoa através daquilo que Jesus Cristo fez por mim e para mim; a outra pessoa tornou-se uma irmã para mim através do que Jesus fez por ela”. Como é que isso afeta o nosso modo de ver os outros? 
- Quais são as consequências disso para o diálogo ecuménico e inter-religioso?

Oração

Deus nosso Pai, 
em Jesus deste-nos aquele que morreu por todos;
Ele viveu a nossa vida e morreu a nossa morte;
aceitaste o seu sacrifício e o elevaste à nova vida contigo;
concede que nós, que morremos com ele,
nos tornemos um pelo Santo Espírito
e vivamos na grandeza da tua divina presença
agora e para sempre. Amém.

Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017