31/08/2017

Tempo da Criação - uma iniciativa ecuménica de 1 de setembro a 4 de outubro

O Tempo da Criação acontece todos os anos entre 1 de setembro e 4 de outubro, convidando a 2,2 bilhões de cristãos a cuidar da criação e orar por ela.
O dia 1 de setembro foi proclamado como o Dia de Oração pela Criação (ou seja, o Dia da Criação) pelo Patriarca Ecuménico Demétrio I, em 1989, e foi assumido por outras grandes Igrejas cristãs europeias em 2001 e pelo Papa Francisco na Igreja Católica em 2015.
Nos últimos anos, muitas igrejas cristãs começaram a celebrar o Tempo da Criação entre essa data e 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Ele foi criado para flexibilizar a realização de iniciativas de oração pela criação em datas alternativas durante todo o mês, paralelamente a outras ações de cuidado da criação.
Várias declarações apelam à observância do Tempo da Criação, como as dos Bispos Católicos das Filipinas, em 2003, a Terceira Assembleia Ecuménica Europeia, em Sibiu, em 2007, e o Conselho Mundial de Igrejas em 2008.
Nas celebrações deste ano, as comunidades cristãs estão comprometidas com ações simbólicas em áreas de mineração de carvão, fracking e outros locais de destruição ecológica.
No dia 24 de setembro, uma ação simbólica especial ocorrerá em Taizé, França, na Conferência Europeia da Comissão de Justiça e Paz.  intitulada “Comunhão para responder ao grito da terra e ao grito dos pobres”. O Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), a Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) estão convidados.


Mais informações em seasonofcreation.org.

PRIMEIRA SEMANA: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E ECO-JUSTIÇA

Preparação: Decorem o altar com plantas e ramos secos em vez de flores. 
Frase de abertura: A terra seca e murcha… a terra encontra-se poluída sob os seus habitantes.
Ato penitencial: Confessemos o nosso pecado de ganância e amor pelos bens materiais que está a destruir a terra de Deus que os nossos filhos herdarão. 
Hinos: escolham hinos sobre justiça e cuidado com o mundo de Deus. 

Oração própria
Deus de toda a Criação, por interesse próprio e ganância nós saqueámos os recursos do mundo e comprometemos a atmosfera e o clima do nosso planeta. O aquecimento global e a subida do nível das águas do mar ameaçam as nações insulares e os povos mais vulneráveis e os seus habitats. Dá-nos uma visão nova sobre o nosso planeta e cria em nós um novo sentido de justiça social e ecológica. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

Palavra do Senhor
Primeira Leitura: Gen 6, 9-22 e Gen 9,8-17
A história de Noé: após o grande dilúvio, Deus faz uma aliança com a família de Noé e todos as criaturas vivas.
Salmo: Salmo 98
Toda a criação louva a Deus pois Ele traz justiça e salvação.
Segunda Leitura: Rom 8,18-25 
 Esta passagem reconhece o sofrimento da criação e a nós como parte da teia da criação. Contém igualmente uma visão excitante da redenção futura que nos espera como filhos de Deus. A criação espera que nós lideremos a ação!
Cântico: Um cântico da criação
Evangelho: Mt 8,23–27
As mudanças climáticas levam a cheias e tempestades. Estes acontecimentos climáticos extremos não podem nunca ser apelidados de “atos de Deus”. Devem na realidade ser descritos como “atos de mudança climática induzidos pelo homem”. Na leitura do Evangelho levanta-se uma grande tempestade e os discípulos ficam cheios de medo. Jesus acalma a tempestade, mostrando que Ele tem poder sobre as forças da natureza.

Factos sobre a mudança climática
Os impactos das mudanças climáticas refletem-se nas alterações na água:
- Mais seca: à medida que as temperaturas aumentam, há mais secas que levam à perda de colheitas, ao aumento dos preços dos alimentos e à fome.
- Mais chuvas fortes: à medida que a água dos mares aquece, mais água se evapora e produzem-se  ventos mais fortes, o que leva a maiores tempestades, que destroem casas, estradas e edificações e eliminam a camada superficial dos solos.
- Subida dos níveis das águas das mares: à medida que os mares aquecem, a água expande-se o que, juntamente com o derreter das calotes de gelo, leva à subida dos níveis das águas dos mares. Isto afeta diretamente áreas costeiras e ilhas, destruindo edifícios e tornando o solo salgado. 
 A mudança climática é causada pela queima de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo. Temos de reduzir o nosso uso destes combustíveis e utilizar o mais rapidamente possível energias renováveis, de maneira a evitarmos uma mudança catastrófica do clima.

Bênção
Ide pelo mundo confiantes na esperança pela qual fostes salvos; louvai o Senhor em toda a criação; segui Cristo através de quem todas as coisas foram feitas; pelo poder do Espírito sede faróis de esperança no mundo; e que a bênção do Deus Criador,  o Pai Eterno, o Filho Ressuscitado e o Espírito Santo Prometido, estejam convosco para que possais ser uma bênção para os outros hoje e sempre. Ámen.